Projetos associados
ONDA ILOC
que é formada por projetos e laboratórios que desenvolvem atividades de ciência cidadã, educação e sensibilização ambiental, educomunicação e divulgação científica em Fernando de Noronha e na Ilha da Trindade. Conheça mais sobre os projetos e suas linhas de pesquisa:
atua em rede
Mar de Tartaruga
O Projeto Mar de Tartaruga nasceu em 2019 no Laboratório de Ecologia e Ambientes Recifais (Universidade Federal Fluminense) com o objetivo de monitorar as tartarugas marinhas em áreas de alimentação. Promovemos a integração da sociedade com a pesquisa científica para a proteção das tartarugas marinhas. Contamos com o apoio da população como cientistas cidadãos na coleta de informação para que possamos entender como as tartarugas se distribuem e interagem com o ambiente. Os moradores e os turistas que visitam Fernando de Noronha podem ajudar com o envio de vídeos e fotos das tartarugas por nossa página no Instagram ou usando a #MarDeTartaruga. Quem manda uma foto para o projeto ainda pode dar um nome para tartaruga.
Tubarões e Raias
de Noronha
O projeto Tubarões e Raias de Noronha atua para promover a conservação de tubarões e raias em um dos poucos refúgios para esses animais no Oceano Atlântico, o Arquipélago de Fernando de Noronha, por meio das frentes da ciência, educomunicação e ecoturismo. Nossa história começou em 2020 com a pesquisa de doutorado da coordenadora do projeto pela USP. Desde então, o projeto tem expandido para outras frentes de atuação, e em 2023, tornou-se parte do Instituto Vida no Oceano: organização criada com o objetivo de expandir a nossa atuação na conservação dos tubarões e raias do arquipélago.
Algumas das nossas missões são: Aumentar o conhecimento científico sobre tubarões e raias para fomentar ações de conservação; Engajar a participação de residentes e turistas no monitoramento participativo dos tubarões e raias;
Mitigar conflitos entre tubarões e pescadores; Promover a comunicação constante sobre os conflitos, desafios e oportunidades relacionados aos tubarões e raias; Consolidar o ecoturismo como ferramenta para a conservação de tubarões e raias; Promover oportunidades de capacitação para profissionais do ramo turístico e científico; Articular demandas e ações junto aos gestores locais e poder público
Barracudas de
Noronha
O Projeto “Barracudas de Noronha” (@barracudas_de_noronha) tem como objetivo utilizar a fotoidentificação das marcas naturais de indivíduos de barracudas (Sphyraena barracuda) para entender fidelidade de sítios e contribuir para o monitoramento populacional da espécie no Arquipélago de Fernando de Noronha. Por meio de uma iniciativa de ciência cidadã, o projeto busca envolver a comunidade local e visitantes na captação de imagens de barracudas em diferentes localidades do arquipélago.
DeOlho
nos Corais
O @DeOlhoNosCorais é um projeto de divulgação científica e ciência cidadã que, a partir da #deolhonoscorais, usuários do Instagram podem contribuir para estudos e monitoramento das espécies de corais brasileiros. Com mais de cinco anos de atuação, alcançamos mais de 11 mil seguidores e já recebemos contribuições de cientistas-cidadãos de todo o litoral brasileiro. Dentre esses registros, destacamos o primeiro alerta de ocorrência da espécie invasora coral-sol em Pernambuco, e a chegada do peixe-leão no RN. Para além do contexto digital, também atuamos de forma presencial e integrativa, através de visitas em escolas e eventos e distribuição de pranchetas de monitoramento. Para contribuir, basta tirar uma foto ou fazer um vídeo de um coral, e postar em suas redes sociais marcando a #deolhonoscorais e indicando a data e local do registro. Cada contribuição vale muito pra nós! Vamos ficar #DeOlhoNosCorais !
Foto: Mariano Correia