Foto: Rafa Mesquita
Nossa história
O ONDA ILOC (Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental das Ilhas Oceânicas Brasileiras) é um projeto socioambiental originado das iniciativas do PELD ILOC (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração nas Ilhas Oceânicas). Seu objetivo é promover o engajamento dos cidadãos das ilhas oceânicas em questões de sustentabilidade e preservação por meio da ciência cidadã. Em particular, o ONDA opera em duas ilhas oceânicas: Fernando de Noronha e Ilha da Trindade.
Em Fernando de Noronha, diversos participantes, como pescadores, estudantes, turistas, moradores, ICMBio, operadoras de mergulho e mergulhadores, estão envolvidos na ciência cidadã. Na Ilha da Trindade, a participação é principalmente composta por militares. A ciência cidadã, um movimento global em constante crescimento, inspira pessoas fora da academia a se tornarem cientistas amadores.
O ONDA busca, por meio da ciência cidadã, promover o engajamento e a valorização do ambiente marinho nas ilhas oceânicas, participando de atividades de pesquisa, educação ambiental e coleta de dados científicos. Isso destaca a importância da pesquisa para compreender o funcionamento dos ecossistemas e os impactos decorrentes de atividades como pesca, poluição, introdução de espécies exóticas e aquecimento, impactando positivamente diversos usuários que habitam essas ilhas.
Foto: Bruno Galvão
Ação local
Impacto mundial